A alegria de ser missionário

21/10/2015 17:31

    Amados irmãos e irmãs: o papa Francisco, em sua exortação apostólica Evangelii Gaudium, nos diz que: “Na Palavra de Deus, aparece constantemente este dinamismo de «saída» que Deus quer provocar nos crentes. Abraão aceitou a chamada para partir rumo a uma nova terra (cf. Gn 12, 1-3). Moisés ouviu o chamado de Deus: «Vai; Eu te envio» (Ex 3, 10), e fez sair o povo para a terra prometida (cf. Ex 3, 17). Para Jeremias disse: «Irás aonde Eu te enviar» (Jr 1, 7). Naquele «ide» de Jesus estão presentes os cenários e os desafios sempre novos da missão evangelizadora da Igreja e, hoje, todos somos chamados a esta nova «saída» missionária....

    ALEGRIA DO EVANGELHO e da vida da comunidade dos discípulos é uma alegria missionária. Experimentam-na os setenta e dois discípulos que voltam da missão cheios de alegria (cf. Lc 10, 17).” (EG 20) Assim, a igreja busca em seu dinamismo vivenciar a fé em Cristo que nos move para a missão. O mês de outubro é marcado pela dimensão missionária da fé que recebemos em nosso batismo; assim sendo, a igreja nos convida neste mês a pensarmos acerca de nossa missão em meio a um mundo marcado por tanto individualismo, egocentrismo e pela injustiça onde o outro é descartável e onde o mais importante é o seu “ser” ser feliz! Ir em missão é deixar o seu eu nas mãos de Deus, partindo ao encontro do irmão.

    À luz da fé trinitária, temos um Deus que é uma eterna comunhão de três pessoas divinas, em constante diálogo. Deus se importa com o ser humano. O ir ao encontro do outro é um importa-se com o outro; somos seres de relação, pois, foi do lado de Adão que Deus tirou uma porção para a criação de Eva e não de outra porção, nos levando à comunhão constante. Daí temos a razão de sentirmos necessidade do outro e de sermos sempre NÓS. Ninguém é Igreja sozinho ou vai para o céu sozinho, pois nossa existência tem na sua base na tríplice relação: eu, Deus e o outro. Somos seres de comunhão que acontece na missão em nosso caminhar por este mundo. 

Rogo do Bom Jesus bênção especial para paroquianos, devotos, Internautas e colaboradores da ação evangelizadora na Paróquia de Liberdade e no seu Santuário.