A fé que nos reúne!

01/07/2019 09:54

JULHO: mês de nos alegrarmos com a ROMARIA DA FAMILIA.

Grandes momentos de oração e comunhão com as várias famílias que chegam com desejo de renovar as bênçãos do Bom Jesus em suas vidas!.

Neste ano, temos como tema: FAMÍLIA LUGAR DO ENCONTRO COM DEUS. Somos convidados a recordar a constante presença de Deus em meio às nossas famílias, proclamando que Ele faz parte delas porque a salvação vem pela fé no Senhor Jesus, conforme está nos atos dos Apóstolos (16,31): creia nele e serás salvo tu e tua família.

 Celebrando, assim, a IX Romaria da Família, estamos respondendo à convocação do Sínodo passado que estabeleceu como primeiro horizonte missionário a Família e vida. A família é o lugar por excelência onde se faz a experiência de amar e ser amado, escola da fé.

Celebramos, também, no dia 11, a memória de São Bento, homem amante das coisas concretas e claras. Bento resumia sua regra num lema muito eficaz: Ora et Labora que quer dizer reza e trabalha. A medalha de São Bento não é um “amuleto da sorte”. Trata-se de um sacramental, isto é, um sinal visível de nossa fé. O uso habitual da medalha tem por efeito colocar-nos sob a especial proteção de São Bento, principalmente quando se tem confiança nos méritos de tão grande Santo e nas grandes virtudes da Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo! 

Teremos, no dia 16, alegria de celebrar Nossa Senhora do Monte Carmelo ou Nossa Senhora do Carmo que é título dado à Maria, mãe de Jesus, em honra de sua função como padroeira da Ordem Carmelita. Os primeiros carmelitas eram eremitas que viviam no Monte Carmelo, na Terra Santa, entre o final do século XII e meados do século XIII.

O mês de julho é dedicado, também à devoção ao preciosíssimo sangue de Cristo, derramado pelo perdão dos nossos pecados. São João Batista apresentou Jesus ao mundo dizendo: “Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (Jo 1,29). Sem o Sangue deste Cordeiro não há salvação.

Concluindo: somos todos convidados para celebrarmos nossa fé, seja pela devoção aos santos venerados ao longo do mês ou pela veneração à beatíssima virgem Maria ou pela experimentação de graças do Bom Jesus, pelo seu sangue derramado.

 

 

                                                                                                       Pe. Ivair Carolino

                                                                                    Pároco e Reitor