A misericórdia que brota da cruz

09/03/2016 13:54

    Amados  irmãos  e  irmãs:  vivenciando o mês  de março,  celebraremos com toda a Igreja  a Semana  Maior, a  tradicional  Semana  Santa, fazendo memória   da  paixão e  morte de nosso Senhor Jesus.

    Já na cruz, "um dos soldados abriu-lhe o lado com uma lança e, imediatamente, saiu sangue e água" (Jo 19, 34).  Fonte de  misericórdia que jorra através do Coração que  se derrama de amor por toda a humanidade!   Do Sangue Redentor que nos redime e da água que purifica nascem os Sacramentos da Igreja, sinal da aliança de Cristo com  homens e mulheres.  O grande presente do Cristo transpassado na cruz  é o Espírito Santo.  Os homens, contemplando o peito aberto de Jesus na Cruz, puderam compreender até que ponto Deus nos ama.  No Calvário tudo parecia acabado; e é verdade para os que crucificaram Jesus; mas o discípulo amado compreendeu que tudo começou, então,  num plano mais elevado. Vê o pleno significado daquele sacrifício: o verdadeiro Cordeiro foi imolado na verdadeira Páscoa para a mais plena libertação dos homens da escravidão,  do ódio, do mal e do pecado.

    Uma das principais metas deste ANO SANTO extraordinário deverá ser a busca da reconciliação com Deus e com o próximo; esta é uma condição para se ter verdadeira paz.  Disse São Paulo: “em nome de Cristo rogamos: reconciliai-vos com Deus!” (cf 2Cor.5,20). Não apenas os cristãos precisam de reconciliação e perdão; a humanidade inteira precisa de misericórdia e de paz. A justiça deverá ser sempre respeitada e promovida.  No entanto, a  justiça, por si só, não é capaz de curar as feridas, de aplacar  ódios e  sede de vingança. A misericórdia não dispensa a justiça, mas vai além dela, com grandeza e ternura ao mesmo tempo. Na concepção bíblico-cristã, a misericórdia  é parte da essência de Deus e precisa também integrar os comportamentos e atitudes de quem crê em Deus. Assim, Cristo ressuscitado  é a  personificação máxima  da misericórdia de  Deus Pai.

    A todos paroquianos, colaboradores, romeiros e devotos do Bom Jesus do Livramento a  FAMILIA  BOM  JESUS  deseja uma  feliz  e santa Páscoa!