Acolhendo o Senhor que passa pela nossa vida

05/09/2016 22:28

    Amados irmãos e irmãs: ao celebrar o mês de setembro, recordamos com ênfase  a importância  da   Palavra  de Deus em nossas  vidas. No mês da  Bíblia, que é para nós a carta  magna do amor de Deus, no livro Gênesis 18, 1-15 encontramos a visita de Deus a Abraão que o acolhe de  todo o coração oferecendo  água, alimento e  descanso, algo que é  essencial  ao peregrino.  É assim que iremos vivenciar este  mês  acolhendo peregrinos, romeiros e devotos  do Senhor  Bom Jesus do Livramento. Vindo de perto ou de longe, possam eles encontrar  em nossa cidade, no Santuário,  a  água viva  do Espírito, o alimento que é Cristo eucarístico e o amor  dos irmãos no serviço  que  buscamos  realizar para que eles se  sintam bem.

    Acolher  é trazer para junto de si irmãos e irmãs para que,  passando pelo caminho  da  vida, encontrem em nós um tempo  para  partilhar a arte  da  existência humana.  “Com o acolhimento, por assim dizer, ‘jogamos tudo’: um acolhimento afetuoso, festivo, cordial e paciente! Os Evangelhos apresentam-nos Jesus sempre acolhedor para com aqueles que se aproximam dele, especialmente os doentes,os pecadores, os marginalizados. É importante que o peregrino que cruza o limiar do santuário se sinta tratado como um familiar e não como um hóspede; deve sentir-se em casa, esperado, amado e olhado com olhos de misericórdia; seja ele quem for, jovem ou velho, rico ou pobre, doente e atribulado ou turista curioso, possa encontrar o acolhimento devido, porque em cada um existe um coração que busca a Deus, por vezes sem se dar conta plenamente”. (Palavras de Papa Francisco).

    O mês do Bom Jesus é oportuno para  todos nós exercitarmos a dinâmica da  acolhida vivenciando a Palavra  de Deus e deixando-se conduzir por ela; este é o caminho que nos ensina e  leva  a acolher a todos com misericórdia.

    Peregrinos, romeiros, devotos e visitantes, sejam todos bem vindos a Liberdade, terra do Bom Jesus!.  Que Ele abençoe a todos!