Ano Santo da Misericórdia

15/12/2015 15:53

    Para iniciar na Paróquia de Liberdade o Ano Santo da Misericórdia instituído pelo Papa Francisco, foi realizada a abertura da Porta da Misericórdia instalada na entrada principal do Santuário Senhor Bom Jesus do Livramento.

    O momento litúrgico aconteceu em 14 de dezembro de 2015, sob suave chuva inesperada, e foi presidido pelo Exmo. e  Revmo.  Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antonio Moreira. O rito começou na Capela Nossa Senhora Aparecida com silenciosa peregrinação do povo até ao Santuário onde, seguindo o ritual próprio, o Senhor Arcebispo, utilizando martelinho artesanal feito especialmente para a solenidade, bateu três vezes na porta e a abriu solenemente;  depois de silenciosa oração e profunda vênia, adentrou  com o povo o Santuário  para  celebrar a Santa Missa inaugural do Jubileu Extraordinário. Concelebraram com o Senhor Arcebispo  o Reitor do Santuário, Padre Ivair Carolino, e mais dez sacerdotes visitantes. Participaram, também, o Chanceler da Cúria Metropolitana, Padre Éder Luiz, dois Diáconos e seminaristas.  Presentes,  também,  fiéis de outras paróquias.

    A caminhada penitencial contou com a participação de voluntários da Banda local Ministro Barbosa Lima e o Santuário ficou repleto durante a Santa Missa, vivenciada com fé, piedade e júbilo. Durante a celebração, membros da Pastoral do Canto executaram envolventes cânticos litúrgicos, alguns em latim.

    Ao final, emocionado, o Reitor Padre Ivair agradeceu ao Senhor Arcebispo e a todos que compareceram. Antes de receber a “bênção final” a Igreja inteira cantou o Hino ao Senhor Bom Jesus e saudou Nossa Senhora, a mãe da Misericórdia, rezando a “Salve Rainha”, porque ela é vida, doçura e esperança do povo. 

 

Voltar