BATIZADOS E ENVIADOS: A Igreja de Cristo em missão no mundo

01/10/2019 20:25

BATIZADOS E ENVIADOS: A Igreja de Cristo em missão no mundo

 

 " O título desta mensagem, é o mesmo do Outubro Missionário. A celebração deste mês ajudar-nos-á, em primeiro lugar, a reencontrar o sentido missionário da nossa adesão de fé a Jesus Cristo, fé recebida como dom gratuito no Batismo. O ato pelo qual fomos feitos filhos de Deus sempre é eclesial, nunca individual: da comunhão com Deus, Pai e Filho e Espírito Santo nasce uma vida nova partilhada com muitos outros irmãos e irmãs, e esta vida divina não é um produto para vender, mas uma riqueza para dar, comunicar, anunciar, eis o sentido da missão. Recebemos gratuitamente este dom, e gratuitamente o partilhamos (Cf Mt 10,8) sem excluir ninguém. Deus quer que todos os homens sejam salvos, chegando ao conhecimento da verdade e à experiência da sua misericórdia, por meio da Igreja, sacramento universal da salvação.

 A Igreja está em missão no mundo: a fé em Jesus Cristo dá-nos a justa dimensão de todas as coisas, fazendo-nos ver o mundo com os olhos e o coração de Deus. A esperança abre-nos para os horizontes eternos da vida divina de que verdadeiramente participamos. A caridade que antegozamos nos sacramentos e no amor fraterno, impele-nos até aos confins da terra (Mt 28,19). Uma Igreja em saída até aos extremos confins requer constante e permanente conversão missionária.

 Sê homem de Deus, que anuncia Deus! Este mandato toca-nos de perto. Eu sou sempre uma missão; Tu és sempre uma missão! Cada batizado e batizada é uma missão. Quem ama põe-se em movimento, sente-se impelido para fora de si mesmo, é atraído e atrai, dá-se ao outro e tece relações que geram vida.

 À Maria Santíssima, nossa Mãe, confiamos a missão da Igreja unida ao seu Filho. Desde a encarnação a Virgem colocou-se em movimento, deixando-se envolver completamente pela missão de Jesus, missão, que aos pés da cruz havia de se tornar também a sua missão: colaborar como Mãe da Igreja para gerar no Espírito e na fé novos filhos e filhas de Deus. "

 

(Mensagem do Papa Francisco)