Emoção na Romaria da Família

10/07/2016 18:33

    Na ensolarada  manhã do  primeiro domingo de julho o Santuário de Liberdade recebeu centenas de romeiros  e visitantes para  participarem da VI Romaria da Família, evento promovido pela Forania Bom Jesus. 

    FORANIA é a  concentração de  paróquias próximas umas das outras que  se unem, de acordo com as normas canônicas,  para  melhor promover o cuidado pastoral entre si,  de maneira   comum,  sob coordenação  de um  sacerdote,  escolhido  para mandato temporário, competindo   a  este,   por força  de  seu ofício de  Vigário forâneo,    promover  e   coordenar  a atividade pastoral  entre as paróquias dessa mesma região.  A FORANIA BOM JESUS  é formada  pelas paróquias  de,   em ordem alfabética,  Arantina, Bocaina de Minas, Bom Jardim de Minas, Liberdade, Passa Vinte, Santana do Garambéu e Santa Rita de Jacutinga.  Também  outras paróquias marcaram presença com romeiros ou membros do  movimento “Terço dos Homens” , como, entre outras,  Andrelândia,  São Vicente de Minas, Olaria,  Serranos  e  Barra Mansa-RJ.

    Servido aos visitantes  café matinal no Centro   de  Acolhimento  e  Evangelização   e, após  apresentação de  músicas pela Banda de Andrelândia, o povo se concentrou na escadaria da Capela de Nossa Senhora para  piedosa oração  e meditação do terço. Na sequencia,  aconteceu contrita peregrinação até ao Santuário onde os caminhantes  atravessaram a “Porta da Misericórdia”, levando consigo imagem representativa da  Sagrada Família de Nazaré,  modelo para os lares cristãos.

    Momento marcante foi a celebração da SANTA MISSA  concelebrada por Padre Ivair Carolino, Reitor do Santuário, Padre José Crispim Filho, Vigário Forâneo  e Padre Tadeu Jesus Vieira, Coordenador da Pastoral Familiar,  ladeados por  Sebastião Dimas  Alves,  Diácono Permanente  a serviço da Igreja na Paróquia de Arantina. Igreja lotada, rostos iluminados por fé e esperança,  vozes que  se elevavam aos céus em cânticos e súplicas, fizeram da celebração eucarística um testemunho vivo de que Jesus é o rosto misericordioso do Pai.   

 

    Toda a temática do dia girou em torno do lema “Minha família,  casa de misericórdia”, em sintonia com o Ano Santo da Misericórdia que terminará na  Festa de Cristo Rei, em outubro deste ano.

 

    Na parte da tarde, com participação de membros do Ministério Água Viva, de São João Nepomuceno e da cofundadora da Comunidade Resgate, a comunidade paroquial fez acontecer atividades de evangelização voltadas para  famílias, acolhendo mensagem de sacerdotes e do casal Márcio e Edy Lamar, representantes da Pastoral Familiar Arquidiocesana para o Brasil. Músicas, danças e encenação foram  meios que a equipe catequética utilizou para evangelizar as crianças despertando-as para a importância da família.

 

    As atividades do dia foram encerradas com emocionante momento de louvor, adoração a Jesus Eucarístico, exaltação à misericórdia do Senhor  e bênção do Santíssimo Sacramento.