Família: berço das vocações.

13/07/2018 10:01

Família: berço das vocações.

 

    Viva a família! É sob este legado base da sociedade e da Igreja que se iniciou o mês de julho, celebrando e acolhendo a VIII Romaria da Família ao Santuário de Liberdade. Sabemos da importância da família na formação de leigos e leigas; esses, por sua vez, são chamados a realizar seus trabalhos dando testemunho de Cristo e de pertença à Igreja que, sob o impulso do Espírito Santo, dá continuidade à implantação do Reino anunciado por Jesus. Como membros vivos na missão da Igreja, todos os leigos são chamados a desenvolverem funções que incrementam a perene santificação da própria comunidade (cf. LG n.33).

    O Ano do Laicato quer suscitar no coração dos leigos e leigas a importância da sua vocação missionária e o quanto ela contribui para o bem de toda a Igreja e da sociedade (cf. AG n.21). Somos uma igreja missionária, cheia do amor de Deus em ações práticas de amor ao próximo (cf. Jo 15,17); os leigos devem refletir, com sabedoria, seu protagonismo neste contexto reconhecendo o valor pessoal de seu ministério na comunidade. E toda essa tomada de consciência é fruto de um seio familiar sustentado pela oração e vivência da fé na comunidade.

    Assim o santuário cumpre sua missão de ser um centro de oração e fortalecimento da fé na família e essa, por sua vez, forma os leigos e leigas para missão. Possamos viver esse mês, marcado pela férias para estarmos mais juntos do nosso meio familiar!

    De acordo com Papa Bento XVI, as férias devem ser acolhidas como dom de Deus; um tempo de descanso e motivação para refazer as forças físicas e espirituais. Na atual sociedade em que vivemos é indispensável recuperar energias para o corpo e o espírito, especialmente para aqueles que vivem as muitas atividades dos tempos atuais, onde as condições de vida, às vezes frenéticas, deixam pouco espaço para silêncio, reflexão e saudável contato com a natureza e a família”.

    Boas férias!

 

Voltar