Indo pelo caminho: testemunhe o Evangelho!

21/10/2016 21:52

Indo  pelo  caminho:  testemunhe  o  Evangelho!

    Outubro é,   no Brasil, considerado o mês missionário quando a Igreja procura lembrar e incutir no coração de cada cristão a dimensão missionária do Batismo, recordando o primeiro missionário do Pai,  o grande modelo que veio morar entre nós, Jesus. Missionário por excelência, não só cumpriu sua grandiosa missão salvífica assumindo a cruz no lugar de toda a humanidade como, também, organizou um movimento missionário evangelizador:  selecionou,  instruiu e treinou discípulos;  especificou-lhes  tarefas de testemunhar em todo o mundo;  instituiu a Igreja e enviou sobre ela o Espírito Santo.  Jesus  ofereceu-nos o perfeito exemplo de missionário.  Cumpre,  pois,  a cada cristão imitá-Lo,  se quiser ser  sua testemunha eficiente.

    Muitas pessoas vivem  sedentas  das palavras de Cristo,  as únicas que podem dar a paz à alma e ensinar o caminho do Céu: “Senhor, a quem iríamos nós? Tu tens as palavras da vida eterna(João, 6, 68).  É  a Igreja que tem o dever  principal de dar a conhecer Jesus Cristo através das missões:  “Entre as tarefas de interesse geral, dê particular importância à atividade missionária,  o maior e o mais santo dever da Igreja” (“Ad gentes” , 29) Missão é ação generosa,  gratuita, que nasce de uma motivação interior,  fruto de um encontro pessoal com Jesus Cristo;  por isso, missionários e missionárias são movidos,  são conduzidos por uma  força que nada poderá conter;  nem os desafios,  resistências ou mesmo ameaças.

    A razão pela qual Jesus veio ao mundo deve estar sempre presente na vida do missionário,  da missionária,  como realizadores do projeto do Pai:  “Eu vim para que tenham a vida e a tenham em abundância”  (Jo  10, 10).  As  atividades missionárias acontecem no dia a dia existencial de cada um de nós. Portanto, estamos sempre em missão, ou seja ,  a todo instante estamos atentos à oportunidade de testemunhar Jesus aos corações que encontrarmos pela estrada da vida.

    Caríssimo irmão e irmã:  que ao longo deste mês possamos refletir acerca  da nossa vida de discípulos-missionários. Peçamos ao Bom Jesus a graça da fidelidade à missão para o qual cada um é chamado.

(Mensagem extraída do informativo “ Vinde e Vede ”).

Voltar