Indo pelo caminho: testemunhe o Evangelho!
Indo pelo caminho: testemunhe o Evangelho!
Outubro é, no Brasil, considerado o mês missionário quando a Igreja procura lembrar e incutir no coração de cada cristão a dimensão missionária do Batismo, recordando o primeiro missionário do Pai, o grande modelo que veio morar entre nós, Jesus. Missionário por excelência, não só cumpriu sua grandiosa missão salvífica assumindo a cruz no lugar de toda a humanidade como, também, organizou um movimento missionário evangelizador: selecionou, instruiu e treinou discípulos; especificou-lhes tarefas de testemunhar em todo o mundo; instituiu a Igreja e enviou sobre ela o Espírito Santo. Jesus ofereceu-nos o perfeito exemplo de missionário. Cumpre, pois, a cada cristão imitá-Lo, se quiser ser sua testemunha eficiente.
Muitas pessoas vivem sedentas das palavras de Cristo, as únicas que podem dar a paz à alma e ensinar o caminho do Céu: “Senhor, a quem iríamos nós? Tu tens as palavras da vida eterna” (João, 6, 68). É a Igreja que tem o dever principal de dar a conhecer Jesus Cristo através das missões: “Entre as tarefas de interesse geral, dê particular importância à atividade missionária, o maior e o mais santo dever da Igreja” (“Ad gentes” , 29) Missão é ação generosa, gratuita, que nasce de uma motivação interior, fruto de um encontro pessoal com Jesus Cristo; por isso, missionários e missionárias são movidos, são conduzidos por uma força que nada poderá conter; nem os desafios, resistências ou mesmo ameaças.
A razão pela qual Jesus veio ao mundo deve estar sempre presente na vida do missionário, da missionária, como realizadores do projeto do Pai: “Eu vim para que tenham a vida e a tenham em abundância” (Jo 10, 10). As atividades missionárias acontecem no dia a dia existencial de cada um de nós. Portanto, estamos sempre em missão, ou seja , a todo instante estamos atentos à oportunidade de testemunhar Jesus aos corações que encontrarmos pela estrada da vida.
Caríssimo irmão e irmã: que ao longo deste mês possamos refletir acerca da nossa vida de discípulos-missionários. Peçamos ao Bom Jesus a graça da fidelidade à missão para o qual cada um é chamado.
(Mensagem extraída do informativo “ Vinde e Vede ”).