Maria, cheia do Espírito Santo!

03/05/2018 23:20

Maria, cheia do Espírito Santo!

    Caríssimos irmãos e irmãs: chegamos ao mês de maio, tradicionalmente chamado por todos de mês das mães, das noivas, de Maria, aquela que é cheia do Espírito Santo. No início de seu livro, o Evangelista Lucas nos apresenta a anunciação do anjo Gabriel àquela jovem prometida em casamento. Saudou-a com a aclamação “AVE CHEIA DE GRAÇA” já apontando para a plenitude de Deus na vida de Maria que dedicou toda sua vida ao filho Jesus e ao esposo José. Maria esteve junto à cruz e na vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos, reunidos no cenáculo, também estava lá.

    Recentemente, tomando em consideração a importância do mistério da maternidade espiritual de Maria que, na espera do Espírito no Pentecostes ( cf. At 1, 14), nunca mais parou de se ocupar e de cuidar maternalmente da Igreja peregrina no tempo, o Papa Francisco estabeleceu que a segunda feira logo depois de Pentecostes fica obrigatoriamente dedicada à memória de Maria Mãe da Igreja “ O desejo é que esta celebração, a partir de agora autorizada para toda a Igreja do rito Romano, recorde a todos os discípulos de Cristo que, se queremos crescer e enchermo-nos do amor de Deus, é preciso enraizar a nossa vida sobre três realidades: na Cruz, na Hóstia e na Virgem (Crux, Hostia et Virgo). Estes são os três mistérios que Deus deu ao mundo para estruturar, fecundar, santificar a nossa vida interior e para nos conduzir a Jesus Cristo. São três mistérios a contemplar no silêncio...”. O motivo desta celebração está descrito no Decreto “Ecclesia Mater“: favorecer o crescimento do sentido materno da Igreja nos Pastores, nos religiosos e nos fiéis, como, também, da genuína piedade mariana (cardeal Robert Sarah). Assim sendo, além dos já existentes atos de piedade e manifestações de carinho a Maria (coroações) teremos mais esta celebração no calendário litúrgico com a finalidade de     
    Roguemos ao Bom Jesus - o filho bom, obediente a sua Mãe (conf. Lc 2, 51) - as bênçãos sobre as mamães. Para todas: FELIZ DIA DAS MÃES!

 

Voltar