MEMORIAL SANTUÁRIO BASÍLICA BOM JESUS DO LIVRAMENTO

01/10/2019 20:31

CONHECENDO A PARÓQUIA

 

MEMORIAL SANTUÁRIO BASÍLICA BOM JESUS DO LIVRAMENTO

Dentre as inovações inseridas no Santuário Basílica de Liberdade está o MEMORIAL inaugurado e abençoado no dia 03/09/2019 pelo Sr. Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antonio Moreira. Trata-se de ideia nascida do coração e mente do Reitor Pe. IVAIR CAROLINO e concretizada pela brilhante atuação profissional do museólogo LÚCIO FLÁVIO SILVA, natural do município de Liberdade e formado na Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte) Deixou registrado naquele espaço mensagem de seguinte teor:

 

 “ A exposição aqui apresentada é parte integrante de um processo com diversas camadas de valorização patrimonial que vem se desenvolvendo desde o ano 2011 (...) A conceituação do Memorial está alicerçada na inserção do espaço religioso do santuário Basílica não como um ponto isolado na história de Liberdade e seus arredores mas sim em um espaço plural – simbólico, histórico, museólogo, social e religioso de importante representação a nível nacional. A narrativa expográfica buscou ressignificar peças que não exercem mais funções junto ao culto, sendo as mesmas importantes vestígios de expressão material cuja temporalidade alcança mais de dois séculos de existência e com sua trajetória romperam as fronteiras do contexto exclusivo da vivência religiosa (...)”

 

No mesmo local, encontra-se, também, manifestação do Exmo. Arcebispo Dom Gil Antônio Moreira assegurando que a organização de um Memorial na paróquia Bom Jesus do Livramento é “ feliz iniciativa de Pe. Ivair Carolino e seus Conselhos Paroquiais, pois marcará para sempre a história da Paróquia, do Santuário e da Basílica ... e tornará visíveis peças e documentos que registram o caminhar histórico da devoção aqui praticada há mais de 200 anos, desde quando a linda imagem foi esculpida, aprovada e abençoada como símbolo do extremo amor de Deus pela humanidade, sobretudo pelos sofredores necessitados de uma bênção que os livre das situações difíceis

 

O Memorial pode ser visitado em qualquer dia.