Missão: eis nossa vocação.

02/01/2020 18:03

Missão: eis nossa vocação.

Caríssimo irmão, caríssima irmã:

Neste ano que se inicia desejamos a todos sucessos na missão. É isso mesmo; no ano 2020 a Arquidiocese de Juiz de Fora, com esperança renovada e fé revigorada, continuará firme sendo um Igreja sempre em missão. Este estandarte da missão deve ser o que move nosso coração.

Iremos vivenciar o II Sínodo Arquidiocesano cujo lema “Proclamai o Evangelho sobre os telhados...” guarda sintonia com o desejo de Papa Francisco que tem motivado toda a Igreja para que esteja sempre em saída.

Ser Igreja significa ser povo de Deus, de acordo com o grande projeto de amor do Pai. Isto implica ser o fermento de Deus no meio da humanidade; quer dizer anunciar e levar a salvação de Deus a este nosso mundo, que muitas vezes se sente perdido, necessitado de ter respostas que encorajem, deem esperança e novo vigor para o caminho. A primeira motivação para evangelizar é o amor que recebemos de Jesus, aquela experiência de sermos salvos por Ele que nos impele a amá-Lo cada vez mais. Com efeito, um amor que não sentisse a necessidade de falar da pessoa amada, de a apresentar, de a tornar conhecida, que amor seria? (cf EG).

Motivados pelo espírito missionário queremos proclamar o Evangelho sobre os telhados e pelas praças. O olhar da Igreja em missão é para todos, pois a Igreja é, no mundo, sacramento de salvação. Esta vocação é afirmada no Concilio Vaticano II que pede se dê atenção especial aos pobres, aos que sofrem, muitas vezes por falta de políticas públicas que os tratem com dignidade e respeito.

Rogamos ao Bom Jesus do Livramento, Ele que é o grande missionário do Pai, para continuar caminhando conosco pelos certames da história, anunciando o reino do amor e da misericórdia.

Ide e a todos proclamai o Evangelho”. Que essa palavra de Jesus ressoe em nossos corações neste novo Ano 2020.

 

 

 

 

Pe. Ivair Carolino

 Pároco e Reitor