RETIRO COM CRISMANDOS 2015

11/11/2015 15:54

    No dia 08 de novembro, aconteceu na Vargem da Imagem, o Retiro Espiritual da Catequese de Jovens e Adultos que se preparam para receber o Sacramento da Confirmação, na Paróquia Santuário Senhor Bom Jesus do Livramento. Participaram trinta e oito catequizandos, oito catequistas, e uma jovem que demonstrou desejo de ser catequista no próximo ano.

    O Retiro começou às 8 horas da manhã com apresentação dos crismandos e dos animadores Sebastião (Sebá), Michele e Henrique que fazem parte do “Projeto Exaltai”, de Juiz de Fora MG.  Pediram orações e antes de iniciarem os trabalhos foi oferecido a todos um delicioso café da manhã. Depois de uma dinâmica de entrosamento e descontração falou-se sobre “O que é o ser humano? O que é ser gente de verdade? Por que existo? Por que o ser humano nunca está satisfeito? É possível encontrar verdadeira realização como pessoa”?

    Cada pessoa é um ser único. Somos seres de esperança, capazes de crescer e desenvolver possibilidades como pensar, julgar, ser livre e amar. Deus nos criou para sermos responsáveis pelo mundo, para amar, para ser autônomo, libertar-nos dos contra-valores e dos bens materiais.  Deus Fez o homem a sua imagem e semelhança e soprou nele o espírito de vida. Há algo de divino em cada ser humano.

    Durante alguns minutos, os participantes fizeram o “deserto” ou seja caminharam ao ar livre meditando em silêncio, antes de partilharem entre si o que sentiram.  Falou-se, depois, sobre a importância de conhecer e valorizar a si mesmo e seguir a Jesus Cristo na vida cristã,  enfrentando com ânimo os questionamentos: “Como lidar com dificuldades da vida, relacionamentos, medos, tentações, dúvidas e erros”.  E depois de crismar, o que fazer? Assumir ou sumir? Testemunho,   pastoral, vocação,  serviço na Igreja e  na sociedade e na família.

    Após a palestra houve nova oportunidade de “deserto” para os catequizandos caminharem silenciosamente até à capela onde permaneceram em adoração e louvor a Jesus Eucarístico, com profunda espiritualidade e fortalecimento da fé.

    Após o almoço,  as atividades foram conduzidas  de forma bem dinâmica ressaltando a importância, valorização e comprometimento com o outro, encerrando-se  com  Santa Missa da qual participaram também pessoas da  “Comunidade Vargem da Imagem”, alguns pais, padrinhos e madrinhas. Dia de bênçãos!.  Se no início do retiro alguns duvidavam da necessidade dele e de sua eficácia, ao final todos comentavam: “foi legal, gostei muito, bacana...”  De fato,  foi um dia de  bênçãos!

Texto: Maria de Fátima Aquino Carvalho