VIII Encontro de Bandas

23/03/2018 21:34

VIII Encontro de Bandas

    Aconteceu em Liberdade o VIII Encontro de Bandas de Música para relembrar que o que acontece de melhor no mundo da música ressoa nas montanhas de Minas.

    É bem mineiro o gosto do apelido. Cada banda tem seu nome, mas leva alcunha do mestre ou fundador como reclame ou propaganda. O objetivo das bandas de Minas é ação de “mineirar” sentimentos e sentido, na hierarquia e na composição das relações que o maestro estimula ou redefine.

    “ Nas Bandas antigas, há poeira da história. Nas rachaduras dos instrumentos, a marca do tempo nos conta do século. Nas praças sem alma, o coreto nos cobra atenção. O coreto sem Banda não é presença, é pergunta!. Vale preservar?! Há que se reativar No coreto, a Banda toca, em qualquer tempo, com registro garantido na partitura e no ouvido do povo, quem sabe na alma. “ (texto web historia das bandas / Nestor Sant´Anna e Guiomar Murta)

    Por isso, a Paróquia/Santuário Bom Jesus do Livramento, com apoio do Conselho de Patrimônio Cultural do Município de Liberdade e da Família Bom Jesus, acabaram de realizar o VIII Encontro de Bandas de Música em Liberdade. A cada ano, o evento vem sendo um sucesso e tem por objetivo preservar e reavivar a tradição das Bandas de Música em Minas Gerais, tendo havido expressiva presença de bandas da região.

     Padre Ivair, pároco de Liberdade, agradece a todos que se empenharam e colaboraram para que este grande Evento acontecesse, de modo especial aos maestros e músicos que abrilhantaram o 11 de março que entra para a história como mais um dia em que a comunidade, sentada na praça, ouviu a banda tocar. Caloroso muito obrigado e pedido de bênçãos do Bom Jesus para todos que participaram e colaboraram. Aguardem 2019!

 

 

Voltar