“Vimos a sua estrela...” (Mt 2,2)
“Vimos a sua estrela...” (Mt 2,2)
É dezembro! Mês que nos convida a voltarmos o nosso olhar e coração para Belém. “De modo algum és a menor entre as cidades de Judá, porque de ti sairá um chefe que será o pastor de Israel. (Mt 2,6)”, pois, sobre ti uma estrela brilha forte e aponta para o acontecimento que mudou a história; uma luz que indica a grande LUZ que veio ao mundo para iluminar o caminhar dos homens e mulheres que andavam nas trevas.
Natal é o tempo de se recordar o nascimento da luz que é Cristo. Luz que ilumina nossas famílias! Deus, para vir até nós, escolheu como caminho o seio de uma família para indicar que essa instituição primária e fundamental para a existência humana é o lugar onde Deus se revela. Vindo até nós, Cristo - o Emanuel - revela esse jeito de Deus de cuidar de nós, se fazendo um conosco.
O casal Maria e José se preparava para uma vida a dois, uma vida familiar segundo as tradições e a religião judaicas, quando foram surpreendidos por Deus que lhes apresenta um projeto grandioso que seria ser a família que cuidaria do Filho do Altíssimo. Como é lindo ver, pelo relato bíblico, essa acolhida graciosa de Maria e José.
Aproveitando citação de Isaias Ribeiro, desejo que a luz da estrela do Natal, que guiou os três Reis magos ao encontro do menino Jesus que iluminou o mundo com amor, possa também iluminar os nossos caminhos nos levando a acreditar que, apesar das adversidades, saberemos cultivar a esperança através da fé e da perseverança para termos um mundo de paz e fraternidade.
Acolhamos Jesus no coração e na vida para nosso NATAL ser feliz! E para o ano que vai começar rogo bênçãos do Bom Jesus para todos.
Com meu fraternal abraço.
Pe. Ivair Carolino
Pároco e Reitor